sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Workshop" de INTERPRETAÇÃO - NÍVEL I (com MARIA HENRIQUE)

O CCD Oriental de São Martinho - Covilhã, vai organizar um "Workshop" intensivo de Interpretação - Nível I, orientado pela conhecida Actriz Maria Henrique (actualmente no elenco da série "Morangos com Açucar" da TVI), nos dias 30 de Junho (Sábado) e 01 de Julho (Domingo).
As inscrições são limitadas e têm o preço de 30.00 Euros, com direito a Certificado de Participação.
Devido ao número limite de participantes, aconselhamos a que se inscrevam com a maior brevidade.



Maria Henrique é considerada uma das mais flexíveis actrizes portuguesas de todos os tempos!
Maria Cristina Henriques de Oliveira nasceu em 1969, em Lourenço Marques, Moçambique. Desde cedo começou a demonstrar uma grande aptidão para a representação. Em 1974 mudou-se para Viseu com a sua família e foi em Viseu, depois de escolher no nono ano a cadeira de teatro como opção, que se interessou verdadeiramente pela Arte de Representar. Acabou o liceu em 1987 e decidiu mudar-se para Lisboa para ir atrás do seu sonho de ser actriz.
Fez audições e entrou no Conservatório de Lisboa (agora Escola Superior de Teatro e Cinema). Durante o seu último ano no Conservatório foi convidada para fazer não só a sua primeira peça como profissional, Sonho Numa Noite de Verão de William Shakespeare (1991), e ainda a peça Quem Muda a Fralda à Menina de Francisco Ors (1991). Desde então, não houve um ano sequer em que não tenha pisado o palco!
Perfeccionista e muito meticulosa, mergulha sempre sem medo na descoberta da sua próxima personagem, pesquisando-a e estudando-a ao pormenor. Em Gelsomina de Pierrette Dupoyet (2001-2003) teve aulas de trompete e fez questão de ser ela a tocar o instrumento durante o espectáculo. Até hoje, Maria Henrique entrou em mais de 30 peças! Desde A Ópera dos três Vinténs de Bertol Brecht (1992), até Confissões de Mulheres de Trinta (desde 2004 em tournée), passando por Odeio Hamlet de Paul Rudnick (1996), O Pranto de Maria Parda de Gil Vicente (2002), Novas Anatomias de Timberlake Wertenbaker (2002), A Hora do Gato de Rosa Lobato Faria (2003) e 2 Amores de Ray Cooney (2006).
as a sua versatilidade não se fica pelo palco. No ecrã já, em televisão, fez comédia e drama com mais de cem aparições desde 1994 até agora (ex. Sozinhos em Casa (1994), Docas (1996, 1998/1999), Roseira Brava (1995), Deixa-me Amar (2008), Crimes e Botox (2009), como em cinema (ex. O Lampião da Estrela (2000), As Contas do Morto (2001).
Maria Henrique também já deu voz a diversas personagens de filmes de animação da Disney e Dreamworks como O Rei Leão III, A Fuga das Galinhas e Carros. Mas ainda não é tudo. Também é conhecida pelas suas encenações no teatro e por ser directora de actores em televisão (o seu mais recente trabalho neste âmbito: Mar de Paixão, na TVI).
Se envolver um palco, ou um decór provavelmente já a viu lá a fazer um bocadinho do que ela melhor faz, representar, dirigir, e bom, ela faz tudo!